header9.jpg
Início seta Promoções seta Dornes - Albufeira de Castelo do Bode
Dornes - Albufeira de Castelo do Bode versão para impressão enviar por e-mail
08-Jan-2012

dornes_vista2Dornes - vila medieval  Turismo de Aldeia

Albufeira de Castelo do Bode
Antiga Vila Medieval situada no Concelho de Ferreira do Zêzere, banhada pelas águas da Albufeira de Castelo do Bode (40 km a montante da Barragem), DORNES foi Comenda da Ordem de Cristo e é hoje essencialmente um dos mais belos quadros da riquíssima paisagem portuguesa. Vale a pena conhecer. DORNES teve origem numa igreja mandada construir pela rainha Santa Isabel num penhasco onde existe uma torre templária. Esta torre pentagonal, de cunhais calcários enquadrando muros xistosos, traçado irregular e única no país, terá sido (ou não) edificada sobre o que restava de uma outra atribuída a Sertório, general romano que nasceu pelos anos 122 (?) a.C. e morreu assassinado no ano de 72 a.C.
dornes_vista1
DORNES foi concelho até 1836 com foral dado pelo rei Venturoso em 1513.
A pouco mais de 20 km de distância encontra-se o Centro Geodésico de Portugal, na serra da Milriça, em Vila de Rei. Saindo de Vila de Rei em direcção à Sertã, 1800 m depois encontrará devidamente assinalado o desvio para o Picoto da Milriça. 900 m a seguir e encontrar-se-á no Centro Geodésico de Portugal, o que significa estar no centro de Portugal.
Com uma altitude de 600 m, este local permite uma visão de 360º sobre um horizonte vastíssimo em que se destaca a Serra da Lousã e, com tempo limpo, a Serra da Estrela - esta quase a 100 km.
Na Primavera de 2006 tiveram lugar em DORNES as filmagens do file Dot.Com do realizador Luís Galvão dornes_vista3Teles. Depois de quase três meses de muita "acção", as filmagens terminaram com uma festa em frente à Torre Templária.
Alfredo Keil passou as férias do Verão de 1890 em Vales, perto de Frazoeira, Freguesia de DORNES. Durante esse tempo fez uma adaptação da música para que pudesse ser tocada por uma banda.
A Banda Sociedade Filarmónica Carrilense foi a primeira a executar em público o tema "A Portuguesa". Nessa altura ninguém sonhava que viria a ser adoptado como hino nacional.
Alojamento em DORNES

- Casa da Inveja: casa rústica do início do séc. XIX com zona exterior e alpendre, sala de estar com lareira, animação aquática (gaivotas e kayaks) e ping pong. Prática de jet ski, wind-surf, passeios fluviais, natação, pesca e passeios pedestres. Dispõe de 4 quartos (três com cama de casal e um com duas camas) todos dornes_casa_da_invejacom casa de banho privativa.
informações e reservas:  Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

- Casa Wladival: jardim, terraço, churrasco e zonas de estacionamento. Aparelhagem de música, aquecimento, lareira, sala de estar, sala de jantar e TV, casa de banho comum, colecção de jogos, DVD ou vídeo, máquinda de lavar louça, máquina de lavar roupa, microondas. Acesso a internet, bicicletas, babysitting e venda de produtos regionais. São admitidos animais. Dispõe de 5 quartos, todos com casa de banho privativa e uma casinha T1-2 pessoas "Cristóvão Colombo". Esta casinha situa-se nos jardins da casa com vistas para o rio Zêzere, tem uma casa de banho pequena, um quarto twin no 1º. andar muito espaçoso e salinha no rés-do-chão que pode ser facilmente convertida em quarto para crianças.  
informações e reservas:  Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
dornes_casa_wladival_suite_vasco_da_gamaPasseios Pedestres, Jogos Tradicionais e Medievais em DORNES
Programa
- 1 noite de alojamento em APA (alojamento e pequeno-almoço);
- Passeio Pedestre guiado com a duração de 1h30 (inclui água e fruta);
- Passeio em barco típico de madeira (a anteceder o passeio pedestre);
- 2 Refeições: almoço (peixe do rio com migas ou carne assada em opção) e jantar (leitão); 
- Jogos Tradicionais e Medievais (recriação do séc XIII incluindo guarda-roupa);
Preços por pessoa em quarto duplo (mín. 8 pessoas): de 120,00 € a 137,50 € 

OFERTA ESPECIAL: 1 fim-de-semana para duas pessoas em quarto jogos_medievaisduplo

Valiidade do programa: 01/01 a 30/06 + 01/09 a 31/10  (01/07 a 31/08 sob consulta)

+ info e reservas:  Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >